Inauguração Oficial NOVUS

No dia 15 de março de 2018, às 11 horas, foi realizada a solenidade de inauguração do Ambiente NOVUS da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Instalado no quarto andar do Instituto de Petróleo, Energia e Gás (Inpetro) , localizado no Sapiens Parque, o Novus irá desenvolver a primeira incubadora a ocupar o prédio e tem por objetivo ser um ambiente de desenvolvimento de empreendimentos inovadores. O espaço de 300 m² está equipado com mesas, cadeiras e internet para receber estudantes, servidores, pesquisadores, empresários e a comunidade externa que tenha interesse em fomentar o empreendedorismo e a inovação.

Rafael Moré, coordenador do projeto e servidor vinculado à Secretaria de Inovação (SINOVA), falou sobre a contribuição da sua vivência acadêmica em incubadoras na Espanha ao implantar o NOVUS. “Essa é uma conquista de todos e a concepção do NOVUS vai além de um ambiente de inovação, busca estimular o empreendedorismo e a inovação da UFSC e deve ser compartilhado por todos. Me orgulha ter aplicado um pouco do que estudei aqui na universidade”.

Segundo José Eduardo Fiates, representante do Sapiens Parque, as tratativas para viabilizar a vinda da UFSC para o parque iniciaram em 16 de junho de 2008. “A UFSC é uma âncora fundamental do Parque Sapiens, pois a proposta do empreendimento é transformar conhecimento em realidade de mercado”.

Para o secretário de Inovação da UFSC, Cláudio José Amante, a construção desse ambiente é primordial para a integração da universidade com outras instituições públicas e privadas do estado. “Convidamos todos para participarem do NOVUS, que é o início para a resolução de problemas para a UFSC. Temos que construir esse espaço e entende-lo não como exclusivo de Florianópolis, mas para uso de cada um dos nossos campi. Queremos que os projetos dos campi estejam articulados e formatados com o NOVUS para que as suas incubadoras sejam institucionalizadas”.